11 de agosto de 2012

BILHETES POSTAIS DE OURÉM ( Divulgação da minha Terra Natal )


- Bilhete postal de aviso da Camâra Municipal de Ourém , de referir que em 1994 o carimbo mecânico dos ctt ainda era o correspondente à antiga designação da localidade de Vila Nova de Ourém , ou seja ainda não tinha sido actualizado para a designação de apenas " Ourém "!
OURÉM é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro com cerca de 5000 habitantes. Ourém é uma cidade próspera, antiga (tem um castelo) e moderna, com avenidas extensas.
É sede de um município com 416,50 km² de área e 46.196 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Pombal, a nordeste por Alvaiázere, a leste por Ferreira do Zêzere e Tomar, a sueste por Torres Novas, a sudoeste por Alcanena e a oeste pela Batalha e por Leiria. Existem duas localidades no município de Ourém com a categoria honorifica de cidade: Fátima e Ourém e três localidades com categoria de vila : Caxarias, Freixianda e Vilar dos Prazeres.
Até à sua elevação a cidade em 16 de Agosto de 1991, era conhecida como VILA NOVA DE OURÉM. Actualmente seu nome oficial é OURÉM.
Actualmente muitos Portugueses principalmente os mais idosos mesmo do Concelho , fazem confusão e não sabem da alteração , daí ainda pensarem que a designação correcta da cidade é Vila Nova de Ourém e Ourém é apenas a zona do Castelo como era antes de 1991.
Curioso : O Castelo está situado numa elevação a cerca de 1,5 km da Cidade própriamente dita , com várias aldeias em seu redor.
O núcleo histórico desenvolveu-se em torno do Castelo de Ourém, que teve no tempo de D. Afonso, 4.º Conde de Ourém um período de grande desenvolvimento.
Em 1841 a sede do concelho passou da zona histórica do castelo para o vale onde se encontra actualmente a cidade.

5 comentários:

Fringosa disse...

20Antes de 1841 o seu nome era: Aldeia da Cruz.

Fringosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fringosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vítor Vieira disse...

O topónimo primitivo da actual sede de concelho seria Pedela, depois Castela e posteriormente Aldeia da Cruz, segundo a tradição oral, fruto de uma cruz erguida a mando de D. Nuno Álvares Pereira em memória de seu irmão. Em 1831 era elevada a freguesia com a unificação das Aldeias da Cruz, dos Álamos e Castela, passando a sede de concelho em 1841 por Alvará de D. Maria II, com a alteração do topónimo para Vila Nova de Ourém.

Tamanha elevação ficaria a dever-se ao célere expansionismo do povoado para o qual contribuiu a deslocação das gentes para o sopé do monte por ocasião do terramoto de 1755, que tanto atingira a velha Ourém.

Em 1991 a vila foi elevada a cidade , a que passou a designar-se : Ourém

fonte : site do Município de Ourém

Amaury Possidente disse...

Parabens pelo blog,amigo.